PALESTRANTES

PALESTRANTES

ANTONIO ALBERTO RIBEIRO FERNANDES  
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)  
Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado (1982) e doutorado (1988) em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia. Pós-doutorado na Universidade da Califórnia (1990-92). Foi Coordenador-Geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Diretor do Departamento de Pós-graduação e Recursos Humanos e do Instituto de Inovação da UFES, Membro do Conselho Científico-Administrativo da FAPES e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/ES. Atualmente é professor do programa de Pós-graduação em Biotecnologia, na área de biotecnologia aplicada ao agronegócio, da UFES.
 
     
CONNY MARIA DE WIT  
SBW DO BRASIL – LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA VEGETAL  
Formada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing pela London Business School. Já atuou em diversas áreas, sendo elas como proprietária da Gráfica Arte Grafo, Editora da Revista Flor In especializada no mercado de Flores Ornamentais, atuou como Assessora de Imprensa da Manaus Energia na cidade de Manaus, no Amazonas, foi Diretora Comercial da Unidade Europa da Gazeta Mercantil em Londres, até iniciar as atividades na SBW Internacional em 2005, no Brasil e América Latina. Atualmente sócia proprietário da empresa SBW do Brasil e Diretora de Marketing da MultiCropsPlus. Conny irá compartilhar com todos os desafios para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção de mudas de qualidade.
 
     
CÁTIA APARECIDA SIMON  
LITHO PLANT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE FERTILIZANTES  
Dra. Cátia Aparecida Simon, é técnica em agropecuária pela Antiga Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Bióloga pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Santa Teresa/ES, mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Chapadão do Sul (2016), doutora em Microbiologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo e especialista em Solos e Nutrição de Plantas pela SolloAgro/USP. Atualmente é cafeicultora, pesquisadora pela Simon Science Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola na Litho Plant e Professora de Agronomia da FAESA.
 
     
EMANUEL FELIPE MEDEIROS ABREU  
EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA  
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2004) e doutor em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Desde 2008, atua como Analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Atualmente, encontra-se exercendo atividades de P&D na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen). Lidera projetos de desenvolvimento e validação de kits diagnósticos do tipo Point of Care para diferentes aplicações agropecuárias. Possui experiência nas áreas de Biologia Molecular de Microrganismos, Interação Planta-Pragas, Virologia Vegetal e Biotecnologia Aplicada. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais de elevado impacto, com foco na área de fruticultura tropical. Desde 2009, trabalha com o patossistema da meleira do mamoeiro, com destaque para estudos de caracterização molecular de sequências genômicas e diversidade genética do complexo viral. Em 2015, publicou o primeiro sequenciamento do genoma do papaya meleira virus 1 (PMeV1). Recentemente, tem atuado no desenvolvimento de testes rápidos para detecção a campo do fungo da ferrugem asiática da soja e seus mutantes, além do escalonamento e validação de um protótipo para detecção dos vírus da mancha anelar e da meleira do mamoeiro.
 
     
FERNANDA ABREU SANTANA ARÊDES  
MF PAPAYA  
Graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa . Tem experiência na área Genética e Biologia Molecular e Biotecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: Seleção assistida por marcadores moleculares; Validação de marcadores moleculares; Diversidade Genética e Proteômica. Foi bolsista do programa Dr. Empreendedor da FAPERJ e é co-Fundadora da empresa MF Papaya que realiza sexagem molecular no mamoeiro.
 
     
GERALDO ANTÔNIO FERREGUETTI  
NORTES CONSULTORES ASSOCIADOS  
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1981). Possui Pós-graduação em Gestão Ambiental (2010) pela Faculdade Pitágoras e em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2011). Foi Diretor Executivo da Caliman Agrícola S.A. de 1997 a 2017 e Gerente Técnico da Fazenda Três Marias, de 2018 a 2020, grandes empresas produtoras e exportadoras de mamão do Polo de Mamão de Linhares-ES. Atua como consultor técnico na área de manejo agronômico da cultura do mamoeiro em diversos estados da federação e na Guatemala. Atualmente é Diretor da empresa Nortes Consultores Associados Ltda., com experiência na elaboração e análise de projetos Agrícolas e Agroindustriais.
 
     
HELAINE CHRISTINE CANCELA RAMOS  
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)  
Graduada em Ciências Biológicas (UESC), com mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (UENF), além de pós-doutorado na University of Illinois. Desde 2013 é Professora Associada da UENF, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, do qual é atualmente a Coordenadora. É Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Com quase 20 anos de experiência no melhoramento genético do mamoeiro, é coautora de 12 cultivares desenvolvidas pela equipe de melhoramento genético da UENF. Tem experiência em melhoramento genético vegetal, com foco no uso de ferramentas moleculares aplicadas aos procedimentos clássicos, e, no momento, lidera pesquisas na UENF sobre resistência ao PRSV-P em Carica papaya L.
 
     
HENRIQUE BELMONTE PETRY  
SOCIEDADE BRASILEIRA DE FRUTICULTURA/ EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA C  
Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, na Estação Experimental de Urussanga, líder de projetos na cultura do maracujazeiro para o Estado de Santa Catarina. Professor de Fruticultura no curso de agronomia da Febave - Fundação Educacional Barriga Verde, Santa Catarina. Foi Presidente do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Florianópolis, 2022 e presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura desde 2022.
 
     
JORGE ALBERTO MARQUES REZENDE  
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ)/UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)  
Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo - USP (1977), mestrado em Fitopatologia pela ESALQ/USP (1985) e doutorado em Plant Pathology - Oklahoma State University, Stillwater, Oklahoma, USA (1990), Livre Docente pela USP (1996), Pós-doutorado pela Texas A&M University, College Station, Texas, USA (1998). Prof. Titular da USP desde 2003. Chefe do Departamento de Fitopatologia e Nematologia, ESALQ/USP no período de 06/2009 a 05/2013 e desde 06/2023. Chefe suplente do mesmo departamento de 06/2015 a 05/2019. Editor Chefe da Scientia Agricola desde 12/2022. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente na área de Virologia Vegetal com ênfase em viroses de cucurbitáceas, maracujazeiro, mamoeiro e algumas solanáceas, onde aborda aspectos de diagnose, epidemiologia e controle.
 
     
JOSÉ ROBERTO MACEDO FONTES  
BRAPEX - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PRODUTORES E EXPORTADORES DE PAPAYA  
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1992), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal – UFV, 1995), Doutor em Fitotecnia (Produção Vegetal-Melhoramento Genético – UFV- 1999). Presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya (Brapex), Consultor-Sócio da Germinar Consultoria e Assessoria LTDA, Consultor SEBRAE. Ex-Secretário de Estado da Agricultura. Auditor em diversos protocolos do Sistema Integrado da Qualidade. Professor do ensino superior em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Classificador de Mamão – Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA/SFA). Membro da Câmara Técnica de Fruticultura, da Comissão da Produção Integrada Brasil - ES e membro do Comitê Nacional das Minor Crops.
 
     
MARCELA GUASTALLI BARBIERI  
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA (CEPEA)/ESALQ  
Bacharel em Ciências dos Alimentos, pela ESALQ/USP; e Mestre em Administração, com ênfase em Agronegócio, também pela ESALQ/USP. Atuo como pesquisadora do projeto Hortifruti Brasil, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com foco no mercado nacional e internacional de frutas, dentre elas o mamão.
 
     
MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO  
EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA  
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestre em Agronomia/Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Agronomia/Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2002). Atuou como pesquisador visitante no Reino Unido, de 2011 a 2013, no centro de pesquisa Rothamsted Research, em Harpenden. Atualmente, é pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e professor permanente dos cursos de Doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi. Tem experiência predominante em Ciências Agrárias, com ênfase em Irrigação e Agrometeorologia. Participa ativamente da Rede Zarc da Embrapa, com foco em demandas de fruticultura e mandioca. Atua cientificamente nos seguintes temas: manejo de irrigação, tolerância de plantas aos estresses abióticos, modelagem e zoneamento de risco climático.
 
     
RAFAEL NETTO MOREIRA GARCIA  
AGROBIOLÓGICA SUSTENTABILIDADE  
Engenheiro Agrônomo, Formado na ESALQ/USP – 2005 Fundador da Agrobiológica Soluções Naturais Presidente da Agrobiológica Sustentabilidade Vice-Presidente da ABBINS – Associação Brasileira de Bioinsumos
 
     
SERGIO LUCIO DAVID MARIN  
RUBISCO – GENÉTICA DE PAPAYA  
Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Iniciou seus trabalhos com genética de papaya na Ex-Emcapa - Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária, e a 40 anos vem trabalhando com melhoramento genético de papaya. Responsável pelo lançamento das cultivares ‘Sunrise Solo 72/12’, ‘Baixinho de Santa Amália’ e ‘Aliança’, e do primeiro híbrido de papaya no Brasil ‘Calimosa’ e dos híbridos ‘Intenzza’, ‘Siluet’ e ‘Sensation’ no México e Espanha. Atualmente é Sócio-Diretor da Rubisco - genética em papaya produzindo híbridos de mamão para o Brasil, Espanha e México.
 
     
Contato
Redes Sociais